39 anos da ANFAC

Fonte: ANFAC

As comemorações pelos 39 anos da ANFAC, nesta quinta-feira (11), foram marcadas pelo resgate histórico sobre a fundação da entidade, uma análise sobre os rumos que a nossa sociedade deve tomar pós-pandemia e um novo projeto da associação.

O presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite abriu o evento, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, relembrando a criação da entidade, em 1982. Leite contou que o processo foi lento e árduo, para implantar um modelo que não existia no Brasil, confundido por muitos com algo ilegal. “Falavam em agiotagem, que o factoring era compra de cheques. Estudei o modelo que já era utilizado nos Estados Unidos. Não foi fácil, mas conseguimos desmistificar este preconceito”, conta.

À plateia, formada por cerca de 20 pessoas, para garantir o distanciamento social, somavam outros 120 participantes, que assistiram ao evento por meio da plataforma Zoom.

Na sequência, a palestra do professor e filósofo Luiz Felipe Pondé, “Vida Pós-Pandemia”, foi um momento de reflexão sobre todas as mudanças sociais e econômicas, desde que o vírus se alastrou mundialmente. “O coronavírus veio mostrar que o Estado não dá conta de tudo, mas que é imprescindível em áreas como a da saúde”, analisou. Para o filósofo, as Parcerias Público Privadas (PPPs) serão a tônica de 2021 para acelerar o processo de vacinação e haver enfrentamento das variações do vírus.

Para encerrar o evento os participantes conheceram projeto ANFAC 4.0, que inclui o novo portal da ANFAC, mais ágil, moderno e com soluções em um único lugar. No novo site, o associado terá os serviços de monitoramento de NFe, acesso ao registro de operações na B3 e consulta ao SCR (Sistema de Informações de Crédito).
Ao final do evento, um vídeo com os Presidentes dos SINFACs de todo o Brasil e personagens da política e da economia mandaram seus depoimentos, por vídeo, destacando a importância do fomento comercial.
Em 2022, ao completar 40 anos, a ANFAC terá uma nova reflexão a fazer: a atuação da entidade durante a pandemia e seu papel na retomada da atividade econômica.