ANFAC anuncia parceria com a ECR Consultoria para implementar um planejamento estratégico

Programa irá criar uma visão do futuro da organização em prol dos objetivos comuns. “Estamos preparando a ANFAC para mais 30 anos”, diz Luiz Lemos Leite

A ANFAC, em parceria com a ECR Consultoria ­- especializada na integração de conhecimento e tecnologia através de projetos de consultoria, capacitação e aprendizagem em gestão empresarial para organizações de todos os portes – está implementando um programa de planejamento estratégico visando seu crescimento sustentável. O programa teve início em junho e deve ser concluído ainda em 2012. Este momento da entidade é importante para definir os rumos para o futuro, conforme explica Everton Carsten da Rosa, diretor executivo da ECR Consultoria.

“Planejamento estratégico é o momento em que os líderes e liderados de uma instituição têm a oportunidade para se alinhar e para analisar seu desempenho. Ao realizem esta construção, criam uma visão de futuro capaz de engajar as pessoas da organização em prol de objetivos comuns. É o momento propício para integrar os líderes, reconhecer e respeitar as diferenças, honrar o passado e definir os novos rumos.”

De acordo com Everton Carsten da Rosa, a ANFAC é uma entidade reconhecida no cenário nacional e internacional, que representa os interesses de um segmento com forte representação econômica, e, assim como toda organização da atualidade, enfrenta um momento de mudanças.

“Empresas do segmento estão mudando. O comportamento das pessoas está mudando, produtos e serviços do segmento estão mudando, novos players estão surgindo, novas leis estão sendo aprovadas e isto muda tudo. Somam-se a estes fatores a necessidade de integração dos SINFACs, as diferentes culturas e visões de mundo das diversas regiões do Brasil e os diferentes perfis de líderes. Sendo assim, talvez possamos perceber como é árdua a tarefa de conduzir esta entidade, como deve ser complexo planejar e executar. É neste ponto que percebo a grande importância da ANFAC ter decidido realizar seu Planejamento Estratégico. Parar, refletir, repensar, integrar, organizar, inovar, preparar, catalisar, ouvir, participar, isso representa os objetivos deste seleto grupo da ANFAC”, analisa.

O consultor da ECR explica que esta foi uma experiência nova, tanto para a consultoria como para a ANFAC. “As necessidades, a dinâmica e os objetivos do grupo são diferentes de uma empresa privada. Posso afirmar que me sinto honrado pelo convite e pela confiança dedicados a nossa empresa. Foi e continua sendo um enorme desafio facilitar este processo e entregar o que entendemos necessário para a entidade neste momento. Estaremos acompanhando os próximos meses e apoiando as lideranças na execução do planejamento estratégico.”

Para Alcidésio Maciel, membro da diretoria da ANFAC e proprietário da Access Factoring, o planejamento estratégico é o caminho para o sucesso de qualquer organização. “Estamos, como diz o presidente Dr. Leite Lemos Leite, preparando a ANFAC para mais 30 anos”, revela.

Segundo Carlos Silva, vice-presidente regional da ANFAC e diretor da Crescer Crédito (RJ), o Planejamento Estratégico da ANFAC é uma ótima oportunidade para avaliar sobre todos os aspectos a instituição. “Corrigirmos rumos, traçarmos novos caminhos, enaltecermos o que temos de bom e melhorarmos no que for preciso. Para isso estamos analisando todas as opiniões dos envolvidos no processo e também aquelas colhidas nas pesquisas, tanto as convergentes, bem como as conflitantes.”

Silva acredita que o futuro da ANFAC, considerando o planejamento estratégico em elaboração, ainda não pode ser avaliado, mas com certeza estará fortalecido. “Com a clareza, simplicidade e objetivo comum com a qual todos estão tratando esse assunto resultará numa instituição muito mais vigorosa”, conclui.