ANFAC e SINFAC-SP representam Factoring em Dubai

A convite do deputado Laércio Oliveira, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços, as duas entidades compuseram a comitiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no III Encontro Anual de Investimentos

Promovido no Centro Internacional de Exibições e Convenções, na capital dos Emirados Árabes Unidos, entre 30 de abril e 2 de maio, o evento ajudou a promover o Brasil no Oriente Médio e contou com a participação de autoridades políticas, empresários e dirigentes sindicais e de classe, como os presidentes do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior, e da ANFAC, Luiz Lemos Leite.

O Brasil foi representado com um estande no qual os Estados e as empresas presentes tiveram a oportunidade de se encontrar com potenciais investidores. Para isso, o espaço contou com a infraestrutura de uma sala de reuniões equipada para este fim comercial.

No estande, sob responsabilidade do presidente da APEX-BRASIL, Mauricio Borges, foi lançado o “Catálogo Oficial das Oportunidades de Investimento no Brasil”, individualizado por Estado e projetos, que totaliza a expressiva soma R$ 1 trilhão em investimentos nos próximos anos.

A delegação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior foi liderada pelo secretário de comércio e serviços, Humberto Luiz Ribeiro. Representando o ministro Fernando Pimentel, ele falou a empresários e investidores sobre o Brasil, mostrando os atrativos do país.

Ribeiro sempre se mostrou disposto a ouvir o setor de factoring, inclusive se reunindo com diretores do SINFAC-SP, como ocorrido em outubro do ano passado, quando os dirigentes solicitaram apoio à inserção de um Parágrafo Único ao Artigo 57 da Lei Complementar 123/2006, que rege o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. “Representar o fomento mercantil em tão importante evento internacional, e por meio de convite oficial, só demonstra que nosso setor está no caminho certo, obtendo cada vez mais reconhecimento das autoridades constituídas, algo que certamente nos ajudará a obter vitória futura em relação a uma legislação própria ou a inserção de artigos em outra lei, como o novo Código Comercial”, avalia o presidente do Sindicato, Hamilton de Brito Junior.

Para o presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite, a participação no III Annual Investment Meeting – AIM contituiu-se em uma excelente oportunidade para divulgar o trabalho que vem sendo realizado pelo Sistema de Fomento Comercial, ao longo destes 31 anos de atividades em benefício do desenvolvimento das PMEs, mola propulsora do crescimento econômico do Brasil. “A ANFAC, como entidade centralizadora do Factoring no País, pôde ratificar aos membros integrantes da comitiva brasileira, especialmente ao Secretário Humberto Luiz Ribeiro, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a relevante contribuição socioeconômica do fomento comercial na alavancagem das cadeias produtivas, oferecendo os serviços próprios do factoring e a liquidez das transações mercantis de sua numerosa clientela”, comenta Luiz Lemos Leite.

O presidente da ANFAC faz questão de ressaltar que foi um evento muito produtivo que contou com a participação de representantes de países em desenvolvimento num mundo de avançado progresso e modernidade, inclusive de grande possibilidade de investimentos. “Os Emirados Árabes Unidos constituem uma Federação com alto poder aquisitivo e de organização, que primam pela qualidade dos serviços, pelo nível da educação e pela determinação de seus dirigentes na condução e gestão dos interesses empresariais e sociais”, diz.

Na avaliação de Lemos Leite, o Secretário Humberto Luiz Ribeiro atuou com brilhantismo e competência na condução dos temas, no relacionamento interpessoal com os membros de comitivas de outros países, destacando-se a palestra, por ele proferida em inglês, sobre as diversas oportunidades de investimentos que se apresentam em nosso País. O presidente da ANFAC destacou também que este evento se prestou para estreitar, ainda mais, o relacionamento que mantém com o Secretário Humberto; com o Diretor de Comércio e Serviços, Maurício Do Val; e com o Presidente da APEX, Maurício Borges, que fazem parte da equipe daquele Ministério. “O trabalho conjunto da ANFAC/SINFAC-SP otimiza resultados que agregam prestígio e credibilidade aos empresários do fomento comercial, projetando o setor cada vez mais no cenário nacional”, finaliza o Presidente da ANFAC, consignando o seu reconhecimento pela acolhida proporcionada no convívio com todos os integrantes da delegação brasileira prestigiada com a presença de Secretários de vários Estados e do Embaixador brasileiro nos Emirados.

Os organizadores do evento ofereceram um jantar de gala aos participantes das delegações. À mesa destinada às entidades do fomento mercantil, figuraram também o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração do Pará, David Araujo Leal; o coordenador de Promoção Industrial e Comercial (CIC) do Estado do Paraná, Mauro José Corbellini; e o secretário de desenvolvimento econômico do Estado do Sergipe Saumíneo Nascimento.