ANFAC promove mais um seminário sobre lavagem de dinheiro

Evento acontece no dia 5 de abril e terá participação do presidente do COAF

O ano de 2012 apontou uma série de mudanças para o setor de factoring, culminando com a entrada em vigor, no último dia 1 de março, da Resolução nº 21 do COAF. Para auxiliar empresários do mercado de factoring a entender melhor essas mudanças, a ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring – promove no próximo dia 5 de abril, na cidade de São Paulo, o Seminário ANFAC/Lavagem de Dinheiro.

Segundo Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC, esta é mais uma iniciativa da entidade no desempenho de sua missão institucional. “Este seminário é um complemento aos cursos e treinamentos já promovidos pela ANFAC com o objetivo de subsidiar os processos preventivos a serem implementados por nossas empresas associadas”, informa Lemos Leite, que participará do evento falando sobre as empresas de fomento comercial e os padrões de conformidade na prevenção e combate à lavagem de dinheiro.

As mudanças no factoring começaram em 9 de julho de 2012, quando foi sancionada a Lei nº 12.683, alterando a Lei nº 9.613/98 para tornar mais eficiente a persecução penal dos crimes de lavagem de dinheiro. A norma ampliou o rol de pessoas físicas e jurídicas que devem prestar informações ao COAF. Ao mesmo tempo, definiu, como crime de lavagem de dinheiro, de acordo com seu artigo 1º, ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal.

Em 20 de dezembro de 2012, o COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras, com base nas Leis citadas, divulgou a Resolução nº 21 estabelecendo novos critérios e procedimentos a serem adotados pelas empresas de fomento comercial. A Resolução nº 21 entrou em vigor em 1 de março deste ano.

O presidente da ANFAC ressalta que a entidade disponibilizou, em seu site, o Manual PLD, que, por ser resultado do trabalho elaborado por seus técnicos, é restrito às empresas associadas, e versa sobre os procedimentos mínimos e as políticas preventivas relativas ao combate e à lavagem de dinheiro.
A palestra de abertura do Seminário ANFAC/Lavagem de Dinheiro será proferida pelo Presidente do COAF, Dr. Antonio Gustavo Rodrigues.

O Seminário ANFAC/Lavagem de Dinheiro será realizado no Hotel Century Paulista, na Rua Teixeira da Silva, 647, no bairro do Paraíso, das 9 às 18h. As inscrições podem ser feitas no site da ANFAC – www.anfac.com.br. Outras informações pelo telefone (11) 3889-2316 ou pelo e-mail cursos@anfac.com.br