Associados ANFAC têm condições especiais para sistema integrado de gestão

Parceria entre ANFAC e Ânima facilita licenciamento de sistema avançado para automatizar operações e gerenciamento estratégico

Reduzir custos, mitigar riscos e contar com informações atuais e precisas para tomada de decisão são alguns dos benefícios que as empresas de fomento mercantil obtêm com a adoção de ferramentas tecnológicas de alta qualidade. Nesse sentido, uma das parcerias desenvolvidas pela ANFAC foi com a software house Ânima, produtora do Fact@, um sistema de gestão focado em operações de factoring e FDIC, que inclui recursos completos para automatizar e integrar todas as atividades empresariais. Além dos módulos administrativos, como tributos e contabilidade gerencial, o Fact@ inclui geradores de relatórios, gráficos e outros indicadores, visualizados pelos gestores em uma interface web. O sistema permite a comunicação entre a factoring e seus clientes por meio de pesquisas atualizadas, relatórios e outras funcionalidades.

Alcidésio Maciel, diretor da Access Factoring, ex-presidente do Sinfac-PE e vice-presidente da ANFAC foi o primeiro usuário do Fact@ em Pernambuco, quando precisou atualizar sua estrutura tecnológica. “O sistema é completo, amigável e a adaptação ao nosso modelo foi muito fácil. Na fase de migração, conseguimos transferir todos os dados do sistema anterior. Depois disso, a ferramenta foi evoluindo, com suporte à expansão e às mudanças da empresa”, conta.

Pelo acordo da ANFAC com a Ânima, os associados têm condições especiais de licenciamento e manutenção. Contudo, Pedro Parente, presidente da Ânima, esclarece que a parceria vai além dos benefícios comerciais. “Mais do que dominar a tecnologia, investimos muito no desenvolvimento de funcionalidades que cobrem todas as atividades relacionadas a factoring e FDIC, feitas em conformidade com as melhores práticas de mercado. A ANFAC agrega visibilidade nacional a esse trabalho”, menciona.

Segundo Pedro Parente, as empresas de fomento mercantil normalmente buscam uma solução tecnológica mais completa no momento em que há crescimento e o negócio fica mais complexo. Tipicamente, os gestores começam a tentar administrar o negócio com planilhas ou com sistemas mais limitados. Em um momento de mais maturidade, veem a necessidade de uma ferramenta mais abrangente e integrada”, descreve. “Nosso sistema beneficia mais de 200 clientes ativos, 1.600 usuários e 16 mil cedentes distribuídos entre 10 estados, operando mais de R$ 800 milhões e oferecendo total controle para mais de 2 milhões de sacados”, acrescenta.

Embora o Fact@ incorpore em seus módulos as melhores práticas de mercado, Parente destaca que o sistema foi concebido para agregar e modificar funções conforme as peculiaridades de cada empresa usuária. “Antes de fundar a empresa, passei 12 anos desenvolvendo sistemas para bancos. Com isso, aprendi a importância de facilitar a personalização e a adaptação do software a cada modelo de negócio”, conta.