Brasil tem mais de 5 milhões de mulheres empreendedoras

Levantamento aponta que 8% da população feminina do país é sócia de empresa e tem idade média de 44 anos; Maria, Ana e Marcia são os nomes mais comuns

Um estudo inédito da Serasa Experian revela que o Brasil possui 5.693.694 mulheres empreendedoras, o que representa 8% da população feminina do país. Isso significa que 43% dos donos de negócios do país são do sexo feminino, e 57% são homens. O estudo aponta, também, que a idade média das empreendedoras é de 44 anos.

Do total das empresas ativas no Brasil, 30% tem mulheres como sócias. Segundo a solução Mosaic Brasil, que mostra os 11 grupos dominantes da população brasileira, 59% das mulheres empreendedoras estão no grupo “Donos de Negócios”, que engloba pequenos e médios empresários, e 11% delas estão no grupo “Elites Brasileiras”, que representa adultos acima de 30 anos, com alta escolaridade e que desfrutam de alto padrão de vida.

Do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. O percentual sobe para 98,5% quando contabilizamos, também, as empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI). Mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras são sócias de MEI. Por outro lado, apenas 0,2% das mulheres empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas, sendo que mais da metade delas pertence ao grupo Elites Brasileiras.

Porte das empresas que têm mulheres como sócias no Brasil:

Região

A maior concentração de sócias brasileiras encontra-se na região Sudeste, com 52,06% do total. Em segundo lugar aparece a região Sul, com 19%. As nordestinas sócias de empresas são 16,53%. Veja, abaixo, os percentuais relativos a todas as regiões do país:

Curiosidades

O estudo apontou ainda que os nomes mais recorrentes entre essas empreendedoras são Maria, Ana e Marcia. Entre os signos mais comuns, estão áries, Leão e virgem. Veja as listas completas nas tabelas abaixo:

Sobre o Mosaic Brasil

O novo Mosaic Brasil é um modelo de segmentação do mercado consumidor brasileiro da Serasa Experian, baseado em dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, de consumo e estilo de vida. Ele é parte de uma solução global de segmentação Mosaic, que segmenta o mercado consumidor de 29 países.

Esse modelo alia os mais de 25 anos de experiência em segmentação de mercado consumidor da Experian a uma fonte de dados complexa e diversificada composta pela base da Serasa, por fontes públicas, como Censo e PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e análises de um instituto de pesquisa.

A segmentação do Mosaic Brasil resulta da aplicação de modelos matemáticos e estatísticos que, a partir de mais de 400 variáveis, agrupa segmentos da sociedade que possuem características semelhantes, permitindo descrever e discriminar esses segmentos em termos de estilo de vida, localização, comportamento de consumo e financeiro. Saiba mais nesse link: http://www.serasaexperian.com.br/mosaic/.