Cartão de crédito é o assunto financeiro mais reclamado em Procons

Assuntos financeiros estão em segundo lugar no ranking de reclamações em órgãos de defesa do consumidor. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado é o cartão de crédito, que representa 33,16% das queixas.

Das 26.319 reclamações relacionadas a assuntos financeiros, 8.727 são de cartão de crédito, segundo dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2010, divulgado na quarta-feira (27) pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça.

Já o assunto Banco Comercial ficou em segundo lugar, com 6.158 reclamações, que correspondem a 23,4% do total de queixas. Em seguida vem as financeiras, com 15,81% das reclamações; outros contratos, com 9,57%; e cartão de loja, com 6,28%. Os demais assuntos representam 11,78% das queixas relacionadas à area financeira.

Reclamações atendidas

As reclamações relacionadas a cartão de crédito também foram as mais atendidas. Segundo os dados, das 8.727 queixas, 5.786 foram atendidas, o que representa 66,30%.

Entre os mais reclamados, os bancos comerciais foram os que menos atenderam às queixas. Das 6.158 reclamações, 60,31% foram atendidas. No total, 63,28% das reclamações foram atendidas, conforme aponta a tabela abaixo.

Assunto Atendidas Não Atendidas
Quantidade % Quantidade %
Cartão de Crédito 5.786 66,30% 2.941 33,70%
Banco Comercial 3.714 60,31% 2.444 39,69%
Financeira 2.515 60,44% 1.646 39,56%
Outros Contratos 1.652 65,56% 868 34,44%
Demais Assuntos (22) 1.943 62,66% 1.158 37,34%
Total 16.655 63,28% 9.664 36,72%