CERIMÔNIA DE TRANSMISSÃO DE CARGO DE PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL

No último dia 13 de junho, na qualidade de ex-diretor do Banco Central, fomos convidados pelos Srs. Alexandre Tombini e Ilan Goldfajn, a participar, na sede do Banco Central, em Brasilia, da cerimônia de transmissão de cargo de Presidente daquela autarquia federal.

Presidiu a cerimônia o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que, além de saldar os dois presidentes, aproveitou para expor as diretrizes básicas da nova política econômica a ser seguida pelo governo.

Uma das principais metas apontadas pelo Ministro seria a aplicação de uma nova metodologia relativa ao controle dos gastos públicos nas três esferas de governo assentada no orçamento base “zero” para ocorrer às despesas considerando apenas o crescimento da inflação do ano anterior. É matéria objeto de uma PEC a ser apresentada ao Congresso Nacional.

Pela relevância da cerimônia, reuniram-se ex-Presidentes e ex-Diretores do Banco Central, representantes do Sistema Financeiro Nacional, profissionais do mercado e outras autoridades.

Foi um encontro de profissionais que possibilitou rever antigos companheiros e intercambiar informações e experiências sobre a atual conjuntura política e econômica do País e as perspectivas que se oferecem sobre a reconquista da confiança indispensável para retomar o ritmo de crescimento tão almejado por todos.

O Sr. Ilan Goldfajn já ocupou o cargo de Diretor de Política Econômica, do Banco Central, no período de 2000 a 2003.

Ao cumprimentar o Presidente Ilan Goldfajn, apresentamos, em nome de todo o setor do fomento comercial, nossos augúrios de uma profícua gestão à frente daquele importante órgão do governo e reiteramos o nosso apoio nesta quadra em que vive o País e que confiamos exitosas as medidas anunciadas em benefício da sociedade brasileira.