Checagem Creditícia e Documental no Fomento Comercial

A ANFAC realizou, no último dia 19 de maio, o 7º Curso de Checagem Creditícia e Documental, uma ferramenta para mitigar riscos e coibir fraudes.

O primeiro curso foi realizado em Bauru, em janeiro de 2015, com o apoio do Grupo Centerpar, onde a ANFAC aproveitou para colher subsídios e reunir sugestões dos empresários daquela região econômica do Estado de São Paulo que pudessem concorrer para aprimorar a estruturação deste curso.

O programa trata inicialmente dos procedimentos aplicáveis ao dia a dia das operações, ou seja, objetivos da checagem na aquisição de direitos creditórios, aspectos formais a serem observados, principais erros na checagem na confirmação de dados, formas de comunicação, dentre outros.

Na sequência, são abordados aspectos da checagem em documentos digitais, tais como, a NF-e e a DANFE, validade, cancelamento e obrigações do emissor e destinatários da NF-e e tecnologia fiscal.

Na visão do Presidente da ANFAC, diante do atual cenário político e macroeconômico do País, foi bastante oportuna a realização deste 7º curso, que veio reforçar a recomendação da ANFAC no sentido de se adotar uma posição notadamente conservadora e prudente, na avaliação de riscos, até que medidas estruturantes sejam implementadas pela atual equipe do governo para a condução de um gradual equilíbrio na distribuição de investimentos possibilitando a retomada do ritmo de crescimento do Brasil.

Os 7 cursos de Checagem Creditícia e Documental já realizados totalizaram 222 participantes.