Cobrança Centralizada ANFAC resolve cobrança de sacados que têm objeções a liquidar seus débitos com terceiros

Mais facilidade para liquidação dos títulos para as empresas de fomento mercantil, adesão aos processos corporativos dos sacados e uma grande melhoria no relacionamento dos associados com seus clientes são os principais benefícios da Cobrança Centralizada ANFAC (CCA), um produto desenvolvido pela entidade junto ao Bradesco. Criada em 2010, a CCA foi uma inovação com o objetivo simplificar a cobrança a sacados que têm objeções a liquidar seus débitos com terceiros. Junto a essa facilidade, exclusiva para os associados da ANFAC, a parceria inclui também uma significativa redução de tarifas para serviços bancários, o que gera uma redução de custos relevantes para as empresas de fomento mercantil com maior volume de operações.

Com a CCA, os títulos comprados pelas empresas de factoring continuam a apresentar os dados do credor original, e o crédito vai direto para a conta do associado, no dia seguinte ao da liquidação. “Quando o sacado digita os dados do boleto, aparece o nome e o CNPJ do meu cliente e o processo é transparente para o devedor”, resume José Bonfim Jaffe, diretor-gerente da BBL & OBB Consultoria Empresarial e conselheiro da ANFAC.

Dorival Maso, assessor da Presidência da ANFAC, explica que a transferência de direitos creditórios é tranquilamente fundamentada em termos de legislação e jurisprudência. Mas, na prática, o convênio agiliza as operações, sem que se tenha que questionar os processos de pagamento definidos pelos sacados, principalmente quando se trata de grandes companhias. José Bonfim Jaffe conta que utilizou as facilidades da CCA para atender a clientes que vendiam para montadoras de automóveis. “Para os associados cujos clientes atendam a grandes indústrias é bem interessante utilizar esse benefício proporcionado pela ANFAC”, recomenda.

Para utilizar a CCA, a empresa de factoring tem que ser necessariamente associada à ANFAC. Acesse o nosso portal (www.anfac.com.br) e obtenha mais detalhes da conta CCA na Circular ANFAC nº 039, de 15/06/2012.

Junto à contratação da CCA, o associado pode pleitear tarifas diferenciadas para serviços bancários, em contas abertas em qualquer agência Bradesco. Comparadas às tarifas de outros bancos, e do próprio Bradesco, a redução chega até 50%.