Começam os preparativos para o XII Congresso de Fomento Comercial

ANFAC realizou na última quinta, dia 25, a primeira reunião para instituir a Comissão Organizadora do evento

Realizado a cada dois anos pela ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring, o Congresso de Fomento Comercial chega a sua 12ª edição em 2014. Pela segunda vez a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como sede do Congresso, que vai acontecer de 30 de abril a 3 de maio do próximo ano. Na última quinta-feira, dia 25, foi realizada em São Paulo a primeira reunião para instituir os membros da Comissão Organizadora do evento.

Segundo Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC, o Congresso é mais uma iniciativa da entidade no desempenho de sua missão institucional. “Pretendemos promover o intercâmbio de ideias entre os profissionais do setor, e esta será a oportunidade de aperfeiçoar as questões operacionais presentes no dia a dia dos profissionais desse mercado”, informa.

Lemos Leite explica que em cada Congresso é destacado um tema central que aborda questões técnicas, operacionais, legais e regulatórias. “Em 2004 o Congresso de Fomento Comercial foi realizado no Rio de Janeiro pela primeira vez. Na época estávamos na 6ª edição e agora, dez anos depois, vamos retornar à cidade em um momento oportuno, quando o Brasil está no centro das atenções mundiais por causa da realização de grandes eventos, e o Rio é o palco principal a sediar esses acontecimentos. Então realizar o XII Congresso de Fomento Comercial no Rio será muito importante para o segmento”, ressalta Lemos Leite.

O presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Carlos Silva, que também é presidente do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil do Estado do Rio de Janeiro – Sinfac RJ, comentou sobre a escolha da cidade. “A escolha do Rio de Janeiro para sediar XII Congresso de Fomento Comercial em 2014 é emblemática, pois o momento e a importância pelo qual nossa atividade passa exige muitas trocas de ideias, informações e profunda reflexão do negócio. Como o nascedouro do fomento foi em nossa cidade, acredito que as inspirações nortearão esse evento, que espero ser bastante produtivo”, comentou Carlos Silva.

O último Congresso foi realizado em 2012, ano em que a ANFAC completou 30 anos, na cidade de Araxá (MG). O evento reuniu profissionais da área, advogados, contadores e líderes das entidades representativas da classe, vindos de todas as partes do País, que tiveram a oportunidade de participar de enriquecedores debates sobre o desenvolvimento e as perspectivas do fomento mercantil no Brasil.

Para a edição do próximo ano, a expectativa é de que o XII Congresso Brasileiro de Fomento Comercial propiciará, além do conhecimento e conteúdo técnico, a oportunidade de integração entre os participantes. As palestras serão proferidas por especialistas e profissionais de conhecimento técnico qualificado. O evento contará ainda com a participação de expositores, de empresas parceiras da ANFAC, com fóruns de debates específicos, além de um público qualificado composto de executivos e empresários oriundos de várias regiões do País.