Comentário da Anfac sobre a redução da taxa Selic

O presidente da Anfac (Associação das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring), Luiz Lemos Leite, considera que a redução da taxa básica de juros – Selic em 0,5%, conforme anunciada nesta quarta-feira (18) pelo Cômite de Política Monetária (Copom), consagrou a expectativa do mercado financeiro.

Para ele, a atual conjuntura econômica brasileira apresenta-se favorável com uma política monetária bem executada pelo Banco Central. “Os efeitos da medida ora adotada acarretarão uma redução nos juros que o governo paga pela dívida brasileira, a injeção de uma parcela significativa de recursos na cadeia produtiva do país como estímulo apreciável para o crescimento de todas as atividades econômicas. O setor do fomento mercantil, por exemplo, poderá ser beneficiado com a possibilidade de maior alavancagem para os negócios de sua numerosa clientela composta de mais de 150.000 empresas, pequenas e médias, concorrendo para aumentar, portanto, a sua liquidez, para mitigar os riscos e diminuir o custo de suasoperações”, declara.

Leite é advogado especializado em direito econômico e empresarial e ex-Diretor da Área de Mercado de Capitais do Banco Central.

Sobre a ANFAC

A ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring-é a principal entidade representativa do setor do fomento mercantil brasileiro. Foi fundada em 1982, na cidade do Rio de Janeiro, com o compromisso de fortalecer o sistema brasileiro de fomento mercantil e suas relações com a sociedade, como também, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do País.