Congressos ANFAC

Um breve histórico sobre os congressos já realizados pela ANFAC nos permite ter uma ampla visão da evolução do mercado de fomento comercial no Brasil.

Em abril de 1989, durante 3 dias, a ANFAC promoveu, no Rio de Janeiro, o Encontro Nacional das Empresas de Fomento Comercial, no auditório cedido pelo Banco Central. A rigor, este foi o primeiro evento, de âmbito nacional, realizado pela ANFAC com 250 participantes, com a finalidade de repassar tudo quanto havíamos vivenciado desde 1982, particularmente no que se referia ao contrato lastreado no instituto civil da cessão de crédito. Dos debates havidos surgiu a proposta de se rever a matéria, que deu origem, após estudos, ao lançamento, em agosto de 1989, do contrato de fomento comercial, ajustado às operações de compra e venda de bens móveis, materializados em títulos de crédito, cuja transferência se processa pelo endosso, instituto próprio do direito cambiário. Uma inovação da ANFAC.

O ponto alto deste encontro foi a participação do ex-Ministro da Fazenda, Otávio Gouveia de Bulhões, com uma palestra sobre a atualidade econômica do Brasil.

Conteúdo Restrito para Associados

Faça o login para acessar.