Demanda por crédito ao consumo aumenta

A procura do consumidor brasileiro por crédito aumentou 7,2% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Por outro lado, segundo o levantamento, na comparação com maio, houve uma redução de 4,4%.

“Os dados revelam, no entanto, que as vendas do varejo ainda continuam registrando expansão bastante elevada, apesar das medidas restritivas que vêm sendo adotadas pelas autoridades monetárias”, explicou o economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo.

Os dados divulgados ontem são do Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor (INCC) da ACSP e foram elaborados com base no movimento de consultas dos mais de 2.200 SCPCs e SPCs do Brasil.

A pesquisa indica que o desempenho da procura por crédito não foi uniforme, sendo que a Região Nordeste apresentou o maior aumento de consultas, com avanço de 13%, seguido pela Norte, com 8,5%. Já o Centro-Oeste apresentou expansão de 7%, enquanto o Sudeste, de 6,8%. O menor avanço ficou com a região Sul, de 5%. A inadimplência deve se manter acima da registrada em 2010.