Diretores financeiros estão mais pessimistas com o Brasil em 2014

O otimismo no Brasil não para de cair. Neste trimestre atingiu um novo mínimo desde que o índice Panorama Global dos Negócios (CFO Survey – Global Business Outlook), conduzido pela Duke University, Fundação Getulio Vargas e CFO Magazine, começou a ser calculado. Este é o quinto semestre seguido em que o índice cai. Este também é o quarto semestre seguido em que sinalizam uma queda no emprego temporário. As empresas sinalizam queda contínua no emprego temporário.

A taxa de crescimento vinha caindo, mas nos dois últimos trimestres passou a ser negativa (de 0,7% para -0,4% e agora, -1,9%). O mesmo vem acontecendo com investimentos (de 3,5% para 2,5% e agora, -1,6%). Este quadro contrasta com o observado no resto do mundo, onde o otimismo vem aumentando. O otimismo vem crescendo na Europa e Estados Unidos e Ásia, indicando tendência consistente de recuperação econômica nessas regiões.

As principais preocupações das empresas segundo seus diretores financeiros são políticas governamentais, incerteza econômica e inflação.

Clique aqui para visualizar esta notícia completa