Estudante de Harvard estagia na ANFAC

A ANFAC recebeu a visita do estudante alemão Caspar Gerleve, de Harvard Business School, que veio ao Brasil colher elementos para um estudo sobre o mercado de recebíveis e a viabilidade de uma empresa de factoring online.

Das pesquisas por ele efetuadas, encontrou na ANFAC o suporte de que necessitava para elaboração do seu trabalho.

Nesse seu estágio, do ponto de vista acadêmico, teve oportunidade de conhecer e avaliar a dimensão do mercado de fomento comercial no Brasil, suas características operacionais e seu balizamento legal, detendo-se em questões relativas ao funcionamento da atividade em ambiente autorregulado com normas respaldadas em dispositivos da administração pública e federal e em atos legislativos.

Pôde constatar a evolução do mercado de fomento comercial hoje segmentado nos negócios de factoring (compra de recebíveis, carteira própria e capital próprio) e nas operações de securitização (FIDC e Securitizadora de Crédito).

Do ponto de vista prático, o visitante Caspar, juntamente com o Presidente da ANFAC, com seu Diretor Administrativo e Financeiro e com a Assessora Clari, passou o dia nas empresas Cumbica Factoring e Four Factoring, associadas da ANFAC de longa data, onde mereceu uma atenciosa acolhida dos empresários Daniel Gonçalves, Cleonice de Cicco, Braulio Merino, Marcelo Meneses e de toda equipe operacional que permitiu ao visitante ter uma ampla visão “in loco” de todo o funcionamento de uma empresa de factoring.

Caspar agradeceu as atenções recebidas e aproveitou para fazer uma exposição para os funcionários da ANFAC sobre a sua experiência no mercado financeiro em instituição em que trabalhou em Londres e, no momento, sua participação no curso de especialização de alto nível que frequenta em Harvard.

A ANFAC colocou-se à disposição para outros esclarecimentos de que Caspar necessitar e formulou votos de um excelente trabalho que possa repercutir favoravelmente à atividade do fomento comercial no Brasil.