Estudo mapeia atividade de factoring no Brasil

Em 30 anos de atividades no Brasil, o setor de factoring, que movimentou R$ 85 bilhões em 2011, ganhou dimensões nacionais. Segundo estudo apresentado no XI Congresso Nacional de Fomento Mercantil, que está sendo realizado pela Associação Nacional dasSociedades de Fomento – Factoring (Anfac), na cidade de Araxá (MG), 58% dos sacados estão localizados na Região Sudeste. Entretanto, há volumes consideráveis no Sul e Nordeste, com 16% e 14%, respectivamente. O Centro-Oeste aparece em quarto lugar, com 8%, seguido pelo Norte, com 5%.

O levantamento foi realizado pelo Serasa Experian e apresentado pelo presidente da unidade de Negócios Credit Services, Laércio de Oliveira Pinto. Segundo o mapeamento, 81% dos sacados estão na categoria “small”, 11% “middle” e 8% “corporate”. Dentre os segmentos, o comércio lidera com 67%, seguido da indústria, com 19%, e dos serviços, com 13%. A instituição também identificou onde se concentram os maiores riscos para as operações de factoring no País. “Para o setor de fomento mercantil, o levantamento é fundamental para orientar sua clientela a dimensionar o risco de suas vendas e inibir a ocorrência de fraudes”, afirma o presidente da Anfac, Luiz Lemos Leite.

De acordo com os dados reunidos, o Norte e o Nordeste têm Prazo Médio de Atraso (PMA) de 6,8 e 6,7 dias, respectivamente. Em seguida, estão Centro-Oeste e Sul, com 5,7 dias e, por fim, Sudeste, com 5,3 dias. Na Região Norte, os níveis de riscos alto e altíssimo atingem 41%. No Nordeste, esse percentual é de 31%, no Sudeste de 22% e no Sul, de 20%.

O valor médio dos títulos negociados chegam a R$ 20 mil no Centro-Oeste, seguido de R$ 13 mil no Sudeste, R$ 10 mil no Norte e no Sul, e R$ 5 mil no Nordeste.

A Serasa Experian também mediu o PMA em relação aoporte dos sacados. Dentre as empresas “small” e “corporate”, são 5,7 dias de atraso, em média. Para as “middle”, o índice é de 5,3. Na distribuição de risco, as “small” representam 29% de alto e altíssimo, as “middle”, 11% e as “corporate”, 7%.

Em média, as “corporate” têm títulos de R$ 18 mil. Para as “middle”, esse volume fica entre R$ 10 e 12 mil. Já entre as “small”, o valor concentra-se entre R$ 8 e R$ 10 mil.

Factoring movimentou R$ 85 bilhões no Brasil em 2011 – Na abertura dos trabalhos da quinta-feira (9), o presidente da Anfac, Luiz Lemos Leite, anunciou que o volume de negócios de fomento mercantil – factoring atingiu R$ 85 bilhões em 2011. Os números ainda são preliminares, mas apontam crescimento em relação aos R$ 80 bilhões realizados em 2010.

De acordo com Leite, os setores que mais contribuíram para esse aumento foram o automotivo, agropecuário, sucroalcooleiro, TI, logística, oil & gas (especialmente na Baixada Santista e Macaé-RJ) e indústria de materiais de construção. “As análises econômicas apontam que em 2012 a economia brasileira registrará um crescimento em torno de 3,8%, com os maiores reflexos sendo sentidos a partir do segundo semestre. A queda na taxa de juros, o aumento real do salário mínimo, a ampliação da classe C e a redução da inadimplência são fatores que continuarão impulsionando o crédito”, avalia Leite.

Para ele, tal cenário será favorável ao desenvolvimento da atividade de factoring no Brasil, que deve ultrapassar a casa dos R$ 90 bilhões em negócios este ano.

O XI Congresso Nacional de Fomento Mercantil, aberto dia 9 e que termina nesta sábado (11/02), comemora os 30 anos da fundação da Anfac, que marcou a sistematização do segmento no Brasil. Cerca de 300 empresários discutem até sábado (11) o panorama econômico nacional e do setor, além de temas técnicos, como tecnologia aplicada à gestão de riscos e aspectos jurídicos da atividade.

“O factoring teve um papel importante na provisão de recursos para as pequenas e médias empresas no cenário de escassez de crédito como o ocorrido há alguns anos”, destaca Leite. “Com as novas perspectivas da economia, a tendência é de expansão de crédito para este ano”, salienta.

Factoring-Criado no Brasil no dia 11 de fevereiro de 1982 com a fundação da ANFAC , o Factoring, ou Fomento Mercantil, é uma atividade que consiste na prestação de serviços, os mais variados e abrangentes, de apoio às pequenas e médias empresas, conjugada com a compra de direitos creditórios originados de vendas mercantis realizadas por sua clientela.

Dentre suas características essenciais, contempladas pelo projeto de lei, estão a prestação de serviços a pessoas jurídicas bem como a compra de direitos creditórios resultantes das vendas mercantis realizadas por suas empresas clientes. Peculiaridade dessa atividade é a prestação de serviços de orientação aos negócios dos clientes, desde a contribuição à organização ao seu fluxo de caixa e pagamentos, até a melhor gestão.

A ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring-é a principal entidade representativa do setor do fomento mercantil brasileiro. Foi fundada em 1982, na cidade do Rio de Janeiro, com o compromisso de fortalecer o sistema brasileiro de fomento mercantil e suas relações com a sociedade, como também, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do País.