Ibovespa futuro registra movimento de recuperação e opera em alta

O Ibovespa futuro opera em alta de 1,60%, aos 49.365 pontos, nos momentos iniciais de negociação nesta terça-feira (9), após o índice registrar queda de 8,47% na véspera. Na ocasião, o Ibovespa futuro encerrou o pregão em cotação inferior ao Ibovespa, que por sua vez terminou a sessão de segunda-feira na menor pontuação desde abril de 2009, ao cair 8,08%.

Balizados pelo cenário externo nos últimos pregões, os investidores devem continuar acompanhando notícias internacionais, uma vez que esta terça-feira marca o último dia de reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), o qual deverá definir os rumos da política monetária do país. O anúncio deverá ocorrer no decorrer desta tarde, em meio a especulações sobre um novo programa de alívio quantitativo.

Enquanto os invetidores aguardam o evento, os principais contratos futuros sobre índices de ações nos EUA registram forte alta, ao passo que a maioria dos principais índices acionários europeus registram queda neste pregão.

Inflação em aceleração

Por aqui, a agenda de indicadores econômicos continua ofuscada pelos eventos no plano internacional. No entanto, nesta manhã a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) reportou inflação de 0,33% na primeira semana de agosto, segundo o indicador IPC-Fipe, valor 0,03 ponto percentual maior que aquele registrado na semana anterior.