Inadimplência do consumidor registra o segundo menor crescimento do ano

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou alta de 2,9% em julho, na comparação com o mês anterior, representando o segundo menor crescimento de 2011. De acordo com os economistas da Serasa Experian esse resultado é decorrente de uma atitude mais cautelosa do consumidor em relação ao comprometimento de sua renda e às condições de crédito.

Ainda segundo os economistas, diante da política econômica restritiva para controle da inflação, o consumidor aproveita a evolução de sua renda para priorizar o pagamento e a renegociação das dívidas assumidas e ainda dá sinais de menor demanda por novos créditos.

Na análise anual – julho deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado – a inadimplência do consumidor cresceu 27,7%. No acumulado de janeiro a julho de 2011, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice subiu 22,5%.

Na decomposição do indicador, a inadimplência com os bancos foi a principal responsável pela alta do índice mensal, com crescimento de 5,2% (contribuição de 2,4 pontos percentuais na variação total). As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água), e os títulos protestados também colaboraram para a alta do indicador com variação de 1,2% (0,5 p.p) e 10,1% (0,2 p.p), respectivamente. Já os cheques sem fundos apresentaram queda de 2,0%, com contribuição negativa de 0,2%. Confira os detalhes na tabela abaixo:

Decomposição do Indicador de Inadimplência do Consumidor

Cai o valor médio das dívidas com os bancos

De janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, o valor médio das dívidas com os bancos caiu 1,2%. As dívidas não bancárias também apresentaram queda de 21,6%. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos tiveram alta de 14,6% e 7,7%, respectivamente. Veja a tabela abaixo:

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades, e não apenas dentro do sistema financeiro, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.). Por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, o indicador reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional.