Inadimplência do consumidor sobe em julho

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou alta de 4,0% em julho de 2014 na comparação com junho. Na variação anual – julho de 2014 contra o mesmo mês de 2013 -, o indicador apontou crescimento de 11,0%. No período de janeiro a julho de 2014, a inadimplência acumulou elevação de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, as dificuldades oriundas do cenário econômico atual, caracterizado por juros altos, inflação em termos anuais próxima do teto superior da banda (6,5%) e enfraquecimento do mercado de trabalho estão produzindo um quadro de elevação moderada da inadimplência. Além disto, o fim dos feriados/paralizações, que predominaram em junho durante a primeira fase da Copa do Mundo, também impactaram o resultado da inadimplência em julho, especialmente os cheques devolvidos e títulos protestados.

Na comparação mensal – julho contra junho – os protestos foram os principais responsáveis pelo avanço do indicador, com variação de 21,2% e contribuição de 0,3 p.p. Os cheques sem fundos e as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) também subiram 11,6% e 6,1% e contribuíram com 0,9 p.p. e 2,7 p.p., respectivamente. Já a inadimplência com os bancos apresentou leve alta de 0,3% e contribuiu com 0,1 p.p. Veja os dados completos na tabela abaixo:

Fonte: Serasa Experian

Cai o valor médio das dívidas com os bancos

O valor médio das dívidas com os bancos apresentou queda de 6,8% nos primeiros sete meses de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a inadimplência não bancária, os cheques sem fundos e os títulos protestados tiveram alta de 14,1%, 4,6% e 3,1%, respectivamente. Confira mais informações na tabela abaixo:

Fonte: Serasa Experian

A série histórica deste indicador está disponível em: www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro -, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

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