Mais uma vez, Boletim Focus reduz todas as projeções inflacionárias para fevereiro

Foi divulgado nesta segunda-feira (27), pelo Banco Central, o relatório Focus, contendo as últimas expectativas para os principais indicadores econômicos no mês e no ano.

No documento, a expectativa para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em fevereiro foi reduzida, pela segunda semana consecutiva, para 0,47%. Na mesma linha, o IGP-DI (Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna) apontou desaceleração, para 0,05%, mesmo caminho dado ao IGP-M (Índice Geral de Preços ? Mercado), que passou de 0,17% para 0,11% .

Vale lembrar que, também nesta data, a Fundação Getúlio Vargas divulgou o resultado final do IGP-M para fevereiro, que ficou um pouco abaixo do previsto pela autoridade monetária, apontando deflação de 0,06%.

Ainda em sentido de queda esteve o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que foi de 0,48% para 0,47%. Já a taxa de câmbio foi mantida em R$ 1,73.

Em relação às variações para o acumulado de 2012, a projeção do mercado levantada pelo Boletim Focus quanto ao PIB (Produto Interno Bruto) foi mantida em 3,30% pela terceira semana consecutiva. Caminho semelhante foi dado ao IPCA, que ficou em 5,24%, assim como a taxa básica de juros, a Selic, mantida em 9,50%. A produção industrial apontou ligeira alta, para 2,60%.