Cadastro Positivo

No último dia 04, a ANFAC realizou mais um evento corporativo, para os seus associados, no auditório e instalações de sua nova sede.

A palestra temática foi realizada pela Sra. Franciele Reis, executiva da Boa Vista Serviços e tratou do tema Cadastro Positivo. Estiveram presentes também Renata Silva e Karen Lindstron.

Como é de conhecimento geral, o Cadastro Positivo surgiu no Brasil com a sanção da Lei 12.414/2011 e regulamentada pelo Decreto 7.829/2012.

O Cadastro Positivo é um banco de dados em que são registrados os compromissos comerciais e creditícios, como: compras parceladas, financiamentos, cartões de crédito, consórcios, cheque especial, dentre outras modalidades de crédito.

É matéria que está a merecer ampla discussão e atenção de nossa parte e, por esta razão, iniciamos um ciclo de palestras com a Boa Vista e com a Serasa Experian, no sentido de melhor nos posicionar diante dos desafios que se nos apresentem.

No mercado financeiro os Bancos vêm cumprindo essa exigência legal desde 2013.

Os consumidores pessoas físicas ou jurídicas têm por direito: autorizar a sua participação, cancelar, compartilhar a sua autorização, contestar, bloquear ou desbloquear suas informações a qualquer momento.

O acesso e a autorização de inclusão no Cadastro Positivo é simples e gratuito. Poderá ser realizado presencialmente ou por meio eletrônico, obedecendo aos padrões definidos na legislação (assinatura digital).

A expectativa é de que esse banco de dados positivo agregue benefícios aos consumidores pessoas físicas ou jurídicas, tais como: maior poder de negociação com credores, custos mais justos ao perfil das pessoas físicas ou jurídicas, prazos mais compatíveis, mais flexibilidade no ajuste do fluxo de caixa.

A ANFAC disponibiliza sua homepage www.anfac.com.br um link exclusivo para a inclusão de dados no Cadastro Positivo para associados, sua clientela e demais interessados.