São Paulo – A participação do jovem, com idade entre 18 e 25 anos, na demanda de crédito no Brasil é a maior desde 2008, quando começou o estudo, corresponde a 18%. No passado, a participação era de 14,3%, 2010; 14,4% em 2009 e 15,7% em 2008. É o que aponta levantamento inédito da Serasa Experian.
Veja no quadro abaixo a participação do jovem na procura por crédito desde 2008:
“A crescente formalização do mercado de trabalho nos últimos anos no Brasil tem beneficiado a população de baixa renda, principalmente os jovens. Estes, além de terem maior estabilidade no emprego pelas regras do mercado formal de trabalho, passam a contar com um comprovante oficial de renda, o que estimula e facilita o acesso desta camada da sociedade em mercados específicos como o de crédito, telefonia, etc. Além do aspecto de inclusão, destacaria também o crescimento da popularidade dos aparelhos de celular entre os jovens”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e Experian América Latina.
Entre os produtos mais procurados estão celulares, carros e motos. A maioria dos jovens, 40,5%, pertence ao grupo social Periferia Jovem. Segundo o Estudo Serasa Experian, esse grupo social inclui os segmentos sociais Jovens Trabalhadores de Baixa Renda, Jovens na Informalidade, Trabalhadores de Baixa Qualificação, Excluídos do Sistema, Estudantes da Periferia e Famílias Assistidas da Periferia.
A pesquisa aponta ainda que a maioria dos jovens é do sexo masculino, 60,6%, percentual similar ao da sociedade brasileira, 58,5% dos jovens brasileiros, entre 18 e 25 anos, são homens.
Veja no quadro, a distribuição dos jovens que demandaram crédito em 2011 por grupo social, no Brasil:
Os grupos sociais deste estudo são uma classificação do Mosaic Brasil (tabela na página 3), metodologia de segmentação da sociedade que leva em conta não só a renda, mas também outros critérios, como educação, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida com o objetivo de entender melhor o mercado, a sociedade. A aplicação da metodologia Mosaic chegou a 10 grupos sociais e 39 segmentos.
Avaliação regional
Na avaliação geográfica, a distribuição dos jovens que demandaram crédito em 2011 segue, aproximadamente, o padrão da sociedade brasileira, conforme mostra o quadro abaixo.
Grupos e segmentos que compõem o Mosaic Brasil: (Tabela abaixo)
Metodologia:
O Estudo Serasa Experian foi realizado com base nas consultas feitas nos primeiros trimestres de 2008, 2009, 2010 e 2011, por 121 CNPJs de Instituições Financeiras e divididos em sete segmentos: banco comercial e múltiplo; bancos e financeiras de montadoras; bancos e financeiras com foco em empréstimos para pessoa física; bancos e financeiras com foco em empréstimos para pessoa jurídica; cartão de crédito; consórcio; financiamento de veículos e leasing. As consultas foram classificadas de acordo com o Mosaic Brasil.