Pedidos de falência voltam a subir em novembro

Foram feitos, em novembro, 164 pedidos de falência em todo o país, revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Em outubro último, o levantamento havia verificado 131 requerimentos, e em novembro de 2010, 148.

Dos 164 pedidos realizados no penúltimo mês de 2011, 101 foram de micro e pequenas empresas, 43 de médias e 20 de grandes empresas.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aperto monetário e a greve dos correios promoveram o aumento mensal, novembro ante outubro, dos requerimentos de falências. Por outro lado, as falências decretadas registraram, no penúltimo mês do ano, o menor volume de ocorrências (38) desde 2005, quando da edição da nova Lei de Falências. Pode-se notar que as recuperações judiciais continuam como boa alternativa contra a insolvência dos negócios.

O afrouxamento do crédito e os incentivos ao consumo, por sua vez, ainda não são percebidos pelo presente indicador.

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.