Pedidos de falências crescem em maio

De acordo com Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, em maio de 2014, foram realizados 141 pedidos de falência em todo o país, representando uma alta de 8,5% em relação aos 130 requerimentos efetuados em abril. Na comparação com maio de 2013, quando o índice registrou 156 pedidos, houve recuo de 9,6%.

Dos 141 requerimentos de falência efetuados em maio de 2014, 70 foram de micro e pequenas empresas, 41 de médias e 30 de grandes.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento dos pedidos de falências em maio, atingindo o segundo maior valor do ano até agora, é reflexo do ambiente conjuntural adverso que as empresas brasileiras estão enfrentando: a estagnação do crescimento da economia, que afeta a geração de caixa; o aumento de custos acima da produtividade e a elevação do custo do capital de giro por conta dos sucessivos aumentos das taxas de juros. Esta conjuntura desfavorável impõe dificuldades para as empresas honrarem seus compromissos financeiros junto aos seus credores bancários e não bancários, originando os pedidos de falências.

As recuperações judiciais requeridas apresentaram queda de 11,4% em maio de 2014, quando comparadas com o mês anterior. Foram 78 solicitações realizadas no quinto mês deste ano, contra 88 em abril. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial com 39 pedidos, seguidos pelas médias (20), e pelas grandes (19).

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:

A série histórica deste indicador está disponível em http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Você também lê esta notícia em: http://noticias.serasaexperian.com.br/