Pedidos de falências recuam em novembro

De acordo com Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, em novembro de 2014, foram realizados 131 pedidos de falência em todo o país, representando uma queda de 9,9% em relação aos 142 requerimentos efetuados em outubro/14. Na comparação com novembro de 2013, o número de pedidos de falência ficou praticamente estável (128 pedidos em novembro/14 contra 131 em novembro/13)

Dos 131 requerimentos de falência efetuados em novembro de 2014, 75 foram de micro e pequenas empresas, 27 de médias e 29 de grandes.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda dos pedidos de falências em novembro/14 em relação a outubro/14 já era esperada devido à menor quantidade de dias úteis (20 em novembro/14 contra 23 em outubro/14). Já em relação ao mesmo mês do ano passado, a quantidade de pedidos de falências foi bastante similar, revelando que as dificuldades financeiras para as empresas foram praticamente as mesmas durante estes dois períodos, marcadas por taxas de juros em ascensão e ambiente de estagnação da economia.

As recuperações judiciais requeridas caíram 34,5% em novembro de 2014, quando comparadas com o mês anterior. Foram 51 solicitações realizadas no décimo primeiro mês deste ano, contra 87 em outubro/14. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial com 29 pedidos, seguidos pelas médias (15), e pelas grandes empresas (7).

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:

A série histórica deste indicador está disponível em http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Você também lê esta notícia em: http://noticias.serasaexperian.com.br/.