Pedidos de falências registram queda em janeiro

De acordo com Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, em janeiro de 2015, foram realizados 113 pedidos de falência em todo o país, representando uma queda de 11,7% em relação aos 128 requerimentos efetuados em dezembro/14. Na comparação com janeiro de 2013, o número de pedidos de falência também caiu 8,9%.

Dos 113 requerimentos de falência efetuados em janeiro de 2015, 65 foram de micro e pequenas empresas, 22 de médias e 26 de grandes.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda dos pedidos de falências em jan/15 na comparação com dez/14 é reflexo do impacto positivo no caixa das empresas das vendas de final de ano, aliviando a situação financeira das empresas em meio a um cenário de taxas de juros cada vez mais altas e de estagnação da atividade econômica.

As recuperações judiciais requeridas aumentaram em 39,6% em janeiro de 2015, quando comparadas com o mês anterior. Foram 74 solicitações realizadas no primeiro mês deste ano, contra 53 em dezembro/14. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial com 48 pedidos, seguidos pelas médias (13), e pelas grandes empresas (13).

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.