Perspectiva de inadimplência do consumidor cai pela sexta vez consecutiva

Em setembro deste ano, a perspectiva da inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, caiu pela sexta vez consecutiva, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (17/11).

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor registrou, na passagem de agosto para setembro de 2011, um recuo de 1,5%, atingindo o patamar de 98,3 pontos. Como o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, a queda registrada no mês de setembro indica que a trajetória de elevação da inadimplência do consumidor será revertida, podendo iniciar um movimento de queda já no início de 2012.

Segundo os economistas da Serasa Experian, “a diminuição da inflação, o patamar historicamente baixo das taxas de desemprego e o crescimento mais moderado do endividamento deverão contribuir para melhorar o cenário para a inadimplência das pessoas físicas em 2012”.

Contribui também para este cenário, a redução da taxa básica de juros (Selic), que exercerá efeitos positivos sobre a inadimplência do consumidor, já que reduz, mesmo que no médio prazo, o custo das dívidas.

Empresas: primeiro recuo em onzes meses

No caso das empresas, o indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas mostrou queda de 0,3% na passagem de agosto para setembro deste ano.

Essa foi a primeira queda do indicador em onze meses. Esse recuo sinaliza que, após ter se elevado ao longo de 2011, a inadimplência das empresas deverá exibir recuo em 2012, muito provavelmente ainda durante o primeiro trimestre do ano.

Os economistas da Serasa afirmam que “a continuidade da redução da taxa Selic, promovendo um barateamento do custo financeiro do capital de giro e reativando o dinamismo da economia, bem como a melhora dos níveis de inadimplemento dos consumidores, deverão contribuir para reverter o atual momento de dificuldade que as empresas estão tendo para honrar seus compromissos”.

Sobre o indicador

O indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência avalia, em um horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.