Pesquisa mostra otimismo das empresas para o próximo ano

Pesquisa feita pelo Ibope Inteligência em parceria com a Câmara Americana de Comércio (Amcham) mostrou que os empresários estão otimistas com a economia brasileira em 2012. O estudo, divulgado ontem pela Câmara, foi feito entre os dias 20 a 27 de setembro deste ano. – Para 77% dos 231 entrevistados, as vendas crescerão no próximo ano, contra 21% que estimam que o comércio ficará estável, e 1% que prevê queda. Dos respondentes, a maioria pertence às áreas de serviços (48%) e indústria (33%).

Esse otimismo mostra tendência que parte deste ano, já que 71% esperam que as vendas fechem com avanço comparado ao obtido em 2009.

Além disso, para 50% dos entrevistados, os investimentos devem ser maiores em 2012 do que neste ano. E para 42%, o direcionamento dos recursos deve se manter estáveis no próximo ano.

Com isso, 55% esperam que os lucros aumentem em 2012, ante 30% que esperam que os ganhos não sejam alterados em relação a este ano.

Por outro lado, comparado à igual pesquisa realizada no final de 2010, os empresários mantiveram a desaceleração da economia nacional (para 64%), carga tributária (58%), disponibilidade e qualificação de mão de obra (43%) como as três principais preocupações para suas gestões.

Somado a isso, carga tributária e eficiência dos gastos públicos; infraestrutura e logística; disponibilidade e qualificação de mão-de-obra são os principais gargalos de competitividade do Brasil frente a outros países para 65%, 15% e 10% dos entrevistados, respectivamente.