Pré-datado eleva volume de cheques sem fundos em novembro

Em novembro, foram devolvidos 2,19% de cheques em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em outubro último, o levantamento registrou 1,92% de devoluções, e em novembro de 2010, 1,68%.

O volume de cheques sem fundos também cresceu na comparação entre os acumulados do ano. De janeiro a novembro de 2011, houve 1,95% de devoluções, ao passo que em igual período do ano anterior, o percentual registrado foi de 1,77%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento nos cheques sem fundos em novembro reflete as compras parceladas com pré-datado no Dia das Crianças. Alguns estabelecimentos recebem o pré-datado de forma equivocada, observando apenas o documento de identidade. No entanto, o pré-datado é venda a prazo, financiada, parcelada, e deve passar por avaliação de crédito para ser aceito. A falta deste procedimento mais o descontrole do consumidor fazem com que, normalmente, novembro registre um volume maior de cheques sem fundos em relação ao mês anterior. Vale o alerta para a aceitação do pré-datado no Natal.

*Confira abaixo tabela completa com os números de cheques sem fundos

Nos estados e regiões

De janeiro a novembro, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (12,31%). São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,45%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos onze primeiros meses de 2011, com 4,15%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,56%.

Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos de janeiro a novembro de 2011, por estado e região: