São Paulo lidera o ranking do total de empresas inadimplentes no Brasil

Desde ontem, está no ar o Feirão Limpa Nome Online para as companhias renegociarem suas dívidas, sem sair do escritório. O serviço é totalmente gratuito e conta com a participação de cerca de 25 credores

As empresas do estado de São Paulo representam 31,7% do total de companhias inadimplentes no Brasil (3,5 milhões), segundo estudo da Serasa Experian. Minas Gerais aparece em seguida, com 9,6%, depois aparecem Rio de Janeiro, com 7,6%, Rio Grande do Sul, com 6,7%, e Paraná, com 6,5%. A participação dos outros estados pode ser conferida na tabela abaixo. Para ajudar as empresas a negociarem seus débitos diretamente com as empresas credoras, está no ar desde ontem, dia 15, o Feirão Limpa Nome Online Empresas, um serviço inédito da Serasa Experian, que possibilita aos empresários a renegociação das dívidas de Pessoa Jurídica, sem sair de casa ou do escritório.

Entre as empresas participantes do Feirão estão: AES Eletropaulo, Banco da Amazônia, Banco Mercantil, Banco Tribanco, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Bradesco Financiamentos, Itaú, Bandeirante Energia, Banrisul, Braspress, BRFoods, CVC, Embrasil, Grupo Eletrobrás, GVT, HSBC, Manaus Ambiental, Martins Atacadista, OI, Pepsico, Recovery, Santander, TIM, Claro, entre outros.

Para participar, basta se cadastrar no site www.limpanomeempresas.com.br e preencher um cadastro, que deverá ser validado com um certificado digital ou com o código da carta-comunicado recebida pelo devedor. Em seguida, o empresário vai acessar a página onde estarão relacionadas as participantes do Limpa Nome Online Empresas com as quais sua empresa possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa. Aquelas dispostas a negociação no Feirão poderão ser consultadas no menu lateral da mesma página. Ao escolher e clicar no nome da companhia serão apresentadas as pendências que a empresa inadimplente possui e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. A partir daí, o empresário entra diretamente em contato com seu credor e negocia possíveis descontos nas dívidas atrasadas, com condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta inicial feita pelo próprio credor.

O responsável pela empresa deve se preparar antes de negociar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas de seu negócio e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber o valor disponível para pagar a nova dívida que será negociada, escolhendo as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento da companhia.

As propostas do Feirão Limpa Nome Online Empresas são apresentadas pelas credoras de forma individualizada, permitindo que o devedor regularize sua situação sem deslocamentos, aproveitando a praticidade da internet. Entre os participantes, estão grupos atacadistas, bancos e instituições financeiras, empresas de telecomunicações e distribuidoras de energia. Tudo é realizado de forma gratuita: a empresa com pendências financeiras não paga nada para acessar o Feirão e negociar.

Pesquisas da Serasa Experian indicam que a maioria das companhias devedoras deseja recuperar o crédito, mas um dos principais obstáculos para isso é justamente o contato com a empresa credora. “O objetivo do Feirão Limpa Nome Online Empresas é reinserir essas companhias no mercado de crédito. Entendemos que este é o momento de incentivar a aproximação de quem está devendo e quer pagar e de quem está com débitos em aberto e quer receber. Este processo, realizado online, beneficia empresários brasileiros de norte a sul, permitindo que todos os empreendedores acessem o serviço pela internet e negociem suas dívidas”, afirma José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian.

O site foi desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e a proteção de todos os dados PJ. Assim, o empresário que não tiver internet disponível pode usar qualquer computador ou lan house para entrar no site da Serasa Experian e acessar o site do Feirão Limpa Nome Online, 24 horas por dia (algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

Feirão Limpa Nome Online consumidor

O Feirão Limpa Nome Online Empresas foi criado pela Serasa Experian no rastro do sucesso do Feirão Limpa Nome Online voltado ao consumidor, que faz parte do Limpa Nome Online, serviço gratuito e aberto perenemente aos cidadãos que buscam seus credores para renegociar dívidas atrasadas. Lançado em 2012, o Limpa Nome Online conta com a participação de cerca de 60 empresas de diferentes setores. Mensalmente, cerca de 200 mil pessoas acessam o site com o objetivo de regularizar suas pendências financeiras. Ambos os serviços – Feirão Limpa Nome Online e Limpa Nome Online – e já beneficiaram milhões de pessoas desde o lançamento.