Serasa Experian inova e disponibiliza decisão de crédito com consulta por smartphones e tablets

Desenvolvido para ser uma solução de concessão de crédito prática e segura para as pequenas e médias empresas, a plataforma Decisor Serasa Experian se superou e tornou-se também “portátil”. Agora as decisões podem ser tomadas em qualquer hora e lugar, garantindo agilidade extra nas consultas, graças ao aplicativo O Decisor agora está disponível para iPad, iPhone e aparelhos com sistema operacional Android. O produto realiza a análise de crédito e apresenta a recomendação da operação, além de indicar a probabilidade de inadimplência do proponente analisado (CPF ou CNPJ) em apenas 3 segundos.

Trata-se da primeira plataforma mobile da Serasa Experian e mantém as características originais do produto, com informações sobre consumidores contidas no banco de dados Serasa Experian, o maior e mais completo da América Latina. “A mobilidade e tecnologia do Decisor nessa nova versão torna-o uma ferramenta feita sob medida para pequenas e médias empresas e útil também para clientes que praticam vendas porta a porta ou que precisam fechar negócios em tempo real e fora do ambiente da companhia”, argumenta o presidente de negócios de Decision Analytics da Serasa Experian, Marcelo Kekligian. “Em tempos de comércio aquecido com as vendas de Natal, um produto que indica – de maneira segura e onde quer que o consumidor esteja – se aquele crédito é ou não recomendado, traz um diferencial importante para aumentar e fidelizar a carteira, diminuindo riscos.”

As facilidades do Decisor são extensivas a sua comercialização: após contratar o produto via Central de Atendimento Serasa Experian, o aplicativo pode ser baixado em apenas alguns minutos nos sites da Apple Store e da Android Market.

50% menos inadimplência

A empresa goiana Aldeia Acabamentos e Complementos utiliza o Decisor desde maio de 2011. A gerente administrativa financeira, Thaís Costa Araújo, ressalta as vantagens de o produto reunir, na mesma tela, todas as informações necessárias para a análise de crédito pretendida. “Ganhamos agilidade e economia porque não há pagamento extra por cada informação solicitada.

Todos os dados de que necessitamos são acessados no momento da consulta, tais como pontualidade dos pagamentos, faturamento da empresa, existência de sócios etc. As respostas para essas e outras questões importantes para a análise chegam automaticamente, de acordo com o CPF ou CNPJ consultado”, explica Thaís.

Ainda de acordo com Thaís, em virtude do Decisor e de uma nova Política de Crédito, estabelecida pela Aldeia Acabamentos e Complementos, foi possível reduzir a inadimplência em 50%. “Além disso, com o Decisor, diminuímos em mais de 60% nossos custos operacionais com ferramentas para análise de crédito.”

Vantagens

O Decisor foi criado para não gerar custos operacionais de instalação ou impactos com o desenvolvimento de sistemas, sendo totalmente baseado na internet. A interface simples é uma das principais características do produto. Sua utilização depende de comandos autoexplicativos, que aparecem na tela quando acessado. Essa plataforma também foi desenhada para que o cliente possa definir, a cada análise, a política de crédito mais adequada para aquela consulta. Dessa forma, o usuário poderá escolher entre três políticas de concessão de crédito pré-estabelecidas, de acordo com o grau de risco de suas transações: mais restritivas – quando não pretende aceitar consumidores com cheques devolvidos na praça, por exemplo – ou mais moderadas – com a aprovação de pessoas que registrem uma ou duas ocorrências de inadimplência, por exemplo.

“O foco da plataforma é o cliente”, garante Kekligian. “O Decisor permite que ele agilize, automatize e padronize suas decisões de crédito, saindo na frente da concorrência.” Segundo o presidente de negócios, esse é um caminho mais assertivo para fidelizar o consumidor.

O fato de não precisar provar idoneidade, apresentando uma série de documentos, também agrada o consumidor, enquanto estreita os laços dele com a empresa concessora de crédito.