Sessão Solene da Assembléia Legislativa do Ceará, comemorativa dos 20 Anos do SINFAC/CE-PI-MA-RN

No último dia 17 de novembro, a Assembléia Legislativa do Ceará prestou homenagem a três personalidades do fomento mercantil daquele Estado da Federação. A sessão solene contou com a presença do presidente da ANFAC, que recebeu a mesma distinção no ano 2006, dentre outras personalidades da sociedade local. Na oportunidade, o Sr Marcelo Gentil, atual presidente do SINFAC CE, PI, MA, RN, destacou o fundamental papel da ANFAC como entidade maior na representação institucional do setor do fomento mercantil no Brasil.

Leia mais:

Boa Noite Senhoras e Senhores,

Gostaria de cumprimentar e agradecer ao Excelentíssimo Senhor Deputado Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, digníssimo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, ao Excelentíssimo Senhor Deputado Sérgio Aguiar, autor do requerimento que originou este importante momento, autoridades presentes e demais integrantes da mesa, pela realização da sessão solene em homenagem aos vinte anos de fundação do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil dos Estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte – SINFAC.

Gostaria também de cumprimentar e agradecer a presença do presidente da Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – ANFAC, Luiz Lemos Leite e dos demais Homenageados desta noite, Francisco Gomes Coelho, nosso vice-presidente e Presidente do Grupo IZZI e Sérgio Silveira Melo, nosso ex-presidente e Presidente do Grupo SM.

Senhores, é com prazer que compartilho a imensa honra e satisfação em receber a homenagem dessa casa íntegra, digna e de grande zelo pelo nosso querido Ceará, que de forma implacável luta dia-a-dia, arduamente, para concretizar novas e importantes conquistas para o desenvolvimento do nosso estado, visando sempre o melhor para o povo cearense.

Sinto-me honrado de estar perante vossas senhorias, pessoas de suma importância, estima e apreço.

Ser presidente de uma entidade tão importante como o Sinfac, agora com sede própria e que reúne as mais significantes empresas do setor de fomento mercantil é uma realização para qualquer empreendedor, e fazer parte dessa história, que perdura por vinte anos, é a concretização de um sonho.

O SINFAC foi fundado em 10 de Outubro de 1991, e nessas duas décadas de existência, nosso sindicato teve como presidentes grandes empresários que trouxeram toda sua experiência, conhecimento e inteligência, agregando valor, realizando grandes feitos e contribuindo com o crescimento e desenvolvimento deste sindicato. Homens como Lúcio Paiva, Cleto Montenegro, Sérgio Melo, Max Bezerra e Francisco Coelho.

O Fomento Mercantil é uma atividade imprescindível para o crescimento e apoio financeiro das micros, pequenas e médias empresas, já que através desse setor, as empresas podem obter ativo financeiro, proporcionando maiores oportunidades de investimentos, ampliando as chances de competitividade.

Muitos ainda confundem, e por isso gostamos sempre de frisar: BANCO É BANCO, FACTORING É FACTORING. Por definição e filosofia, o Factoring não é uma atividade financeira. A empresa de Factoring não pode fazer captação de recursos de terceiros, nem intermediar para emprestar estes recursos, como os bancos. O Factoring não desconta títulos e não faz financiamentos. Mas, em muitos momentos, as SOCIEDADES DE FOMENTO SÃO GRANDES PARCEIRAS DO SETOR BANCARIO.

O significado da palavra fomento é impulso, estímulo, ajuda, auxílio, proteção, ação que visa a facilitar o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico.

A ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil, que no ano vindouro completará 30 anos, é nossa grande parceira na luta árdua diária para tornar o fomento mercantil uma atividade consagrada, precisa, organizada e de suma importância para o mercado financeiro e social.

O SINFAC não poupa esforços para trazer e realizar o que há de melhor em palestras e cursos, sempre visando um total aproveitamento, aprendizado e crescimento profissional a todos aqueles ligados às empresas do setor. Essa é nossa missão, além de lutar conjuntamente com a ANFAC e os Sinfac’s dos demais estados, para aprovar o projeto de lei do Factoring, ora em tramitação na CCJ – Câmara de Comissão e Justiça para tornar esse segmento ainda mais seguro e organizado e sempre defendendo os interesses dos nossos associados.

Para os próximos anos, temos a meta de intensificar o fortalecimento da classe empresarial através de mais cursos qualificatórios, palestras sobre marketing, cobrança, gestão empresarial entre outros, provocando uma evolução em todos os setores das empresas participantes.

Receber tal homenagem me enche de orgulho, me obriga a trabalhar mais e com mais afinco. Quero como presidente do SINFAC, poder unir esforços com nossos associados, para juntos tornarmos o setor de fomento mercantil reconhecido pela ética profissional e que todos os nossos associados possam estar livres de incertezas, trabalhando com prazer e tendo a convicção de que eles têm um Sindicato que defende seus interesses e que nunca estarão desamparados. O SINFAC é a legítima casa do fomentador do desenvolvimento.

Da mesma forma que nossos associados prestam um serviço de suma importância comercial, dando um impulso, um estímulo e ajudando no desenvolvimento de diversas empresas, nosso sindicato assumiu um compromisso de trazer reconhecimento, proteção, auxilio, a todos os nossos afiliados para que assim possamos juntos trabalhar, trazendo desenvolvimento aos nossos estados e cidades.

Nesta noite, não poderia de deixar de aproveitar o importante momento para ressaltar a criação do Troféu Fator Progresso, nossa maior horária outorgada anualmente pelo SINFAC. Sua instituição, ainda em 2006, obteve como principal objetivo demonstrar o agradecimento às personalidades e instituições que colaboraram e colaboram decisivamente para a estruturação, divulgação e o desenvolvimento do segmento do fomento mercantil no âmbito local e nacional.

Em 2011, sua outorga acontecerá no próximo dia 08 de dezembro e como homenageados com a edição 2011 o empresário e líder classista João Porto Guimarães, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/CE, e o executivo Odilon Pires Soares, superintendente Regional da Caixa Econômica Federal (CEF).

Concluindo, minhas senhoras e meus senhores, o meu muito obrigado e que Deus continue a nos guiar para que possamos continuar todos juntos, unidos, comemorando os próximos 30, 40, 50 anos do ainda jovem SINFAC.

Boa Noite!