Sinfac-RS comemora 21 anos lançando livro sobre sua trajetória

Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC, é o autor do prefácio

No último dia 19 de março, o presidente da ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring, Luiz Lemos Leite, participou de um almoço organizado mensalmente pelo Sinfac – RS – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring do Estado do Rio Grande do Sul. Dessa vez, porém, o encontro em Porto Alegre tinha um motivo especial: o pré-lançamento do livro “A História do Fomento” em comemoração aos 21 anos do Sinfac-RS.

O livro, que ainda não tem data de lançamento definida, tem 150 páginas, e levou cerca de sete meses para ser concluído. O prefácio de A História do Fomento foi escrito por Luiz Lemos Leite. “O surgimento do factoring no Brasil coincidiu com o surgimento da ANFAC, há 31 anos. Em todos esses anos os sindicatos têm se destacado, e o Sinfac-RS é um dos mais participativos”, revela o presidente da ANFAC, acrescentando que o factoring ultrapassou barreiras, venceu desafios, desfez estereótipos, se consolidou e cresceu em ritmo acelerado.

Lemos Leite ressalta que, embora a ANFAC seja uma entidade civil, sempre atuou junto aos Sindicatos e, por esse motivo, procuram desenvolver um trabalho conjunto de cooperação e fortalecimento da aliança e da união entre a ANFAC e SINFACs, em benefício das empresas do setor. O presidente da ANFAC destaca ainda a importância de se documentar, em um livro, a trajetória do Sinfac-RS, e pontua um trecho de seu prefácio.

“O Brasil, por sua extensão continental, possui realidades locais diferentes, que não podem ser descartadas em qualquer análise. Empresas de factoring estabelecidas no interior, em praças de menor porte, com características específicas, são diferentes de empresas de porte maior instaladas em grandes centros econômicos do País. Por isso, nossa mensagem de profundo apreço por todos que se dedicam laboriosamente às lides do factoring e nosso reconhecimento aos esforços que empreendem na colimação dos objetivos institucionais e corporativos em busca da perenização da atividade.”

Segundo Olmar João Pletsch, presidente do Sinfac-RS, a escolha de Luiz Lemos Leite para escrever o prefácio do livro aconteceu de forma natural. “Dr. Luiz sempre participou de nossas atividades, é nosso sócio honorário e sua participação no livro era mais do que justa”.

Pletsch acrescenta que o livro é um registro das atividades do Sinfac-RS ao longo desses 21 anos, relatando a participação e evolução do fomento mercantil no Estado, além dos procedimentos e da trajetória do Sindicato gaúcho.

Além de Luiz Lemos Leite, participam do livro a diretoria do Sinfac-RS e ex-presidentes da entidade; o governador no Rio Grande do Sul, Tarso Genro; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o presidente da Fecomércio do Rio Grande do Sul, Zildo de Marchi; a senadora Ana Amélia Lemos; colaboradores do Sinfac e assessores, diretores e pessoas envolvidas com o factoring.

Ainda na tarde do pré-lançamento de A História do Fomento, o Sinfac-RS prestou uma homenagem a Olmiro Walendorff, ex-presidente da entidade e ex-vice-presidente da ANFAC, que faleceu no final do ano passado. A partir de agora, a Sala de Cursos do Sinfac-RS será chamada de Sala Olmiro Walendorff. O espaço será dedicado ao aperfeiçoamento profissional dos associados. “Olmiro Walendorff foi uma pessoa idealista, um defensor imbatível de suas idéias, e sempre lutou pelo desenvolvimento do factoring. Essa é uma justa homenagem que o Sinfac-RS presta a uma profissional dedicado e cidadão ilustre, pois ele é uma das maiores referências no setor do fomento mercantil”, conclui Marcio Aguillar, vice-presidente do Sinfac-RS ocupando também, uma cadeira na vice-presidência da ANFAC.