V Encontro Gaúcho de Fomento Comercial debate temas importantes para os setor

O V Encontro Gaúcho de Fomento Comercial promovido pelo Sindicato das Empresas de Fomento Comercial do Rio Grande do Sul (SINFAC/RS) realizado nesta sexta, (22) e sábado, (23), foi um sucesso de público. Empresários e profissionais de empresas de factoring lotaram o Hotel Deville, em Porto Alegre. “Nada mais importante do que encontrarmos pessoas, trocarmos ideias e confraternizarmos e o nosso encontro foi um grande canal de comunicação e informação”, declarou o presidente do SINFAC/RS, Olmar Pletsch.

Para a presidente do evento, Gisele Lorenzen Ferreira, “foi uma honra organizar este encontro, mas reconheço que o resultado nada mais é do que a continuidade dos quatro primeiros encontros gaúchos de fomento comercial, que foram realizados por diretores do SINFAC, que também se esmeraram para oferecer aos nossos associados e congressistas o melhor”.

O presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite, destacou a atuação do gaúcho como empresário, sempre atuante e preocupado em aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Lemos Leite também anunciou o próximo XII Congresso Brasileiro de Fomento Comercial – Factoring, que será realizado em abril de 2014, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. “São esperados 800 congressistas e todo o empresário de factoring tem o dever de participar.”

O vice-presidente do SINFAC/RS, Marcio Aguilar, frisou o pioneirismo e a preocupação do Sindicato do Rio Grande do Sul em abordar e esclarecer no encontro de fomento comercial, a possível regulação das factorings pelo Banco Central. “Trazemos a questão regulação porque temos a grande certeza que somos factoring e temos uma importância significativa para a economia brasileira. E o principal, somos empresas preponderantes de médio porte, e se forem reguladas, devem obedecer a uma instituição nacional.”

Para tratar sobre a eventual regulação do factoring pelo Banco Central, o encontro gaúcho trouxe como palestrantes, o ex-executivo do Banco Central Josue Biachi Piccini e o assessor técnico do SINFAC/RS, Carlos Damasceno, que abriram o ciclo de palestras do dia 22.

O momento econômico e político no contexto internacional e sua repercussão no Brasil foram abordados pelo jornalista Lasier Martins, e o jornalista e comentarista de economia, Carlos Alberto Sardenberg, tratou sobre a economia em ano de eleições. O sócio-fundador do Instituto de Coaching Aplicado (ICA), Alexandre Prates, encerrou o evento, com a palestra motivacional a reinvenção do profissional. O humorista Diogo Portugal, que se destacou no programa Zorro Total da Rede Globo, animou o Jantar de Confraternização.

Mais informações sobre o XII CONGRESSO BRASILEIRO DE FOMENTO COMERCIAL – 2014, acesse a programação no site www.anfac.com.br/congresso.