Vendas no Dia dos Pais atingem o pior desempenho desde criação do indicador da Serasa Experian em 2005

Na semana da data (08 a 14 de agosto) houve queda de 8,8% em todo o país

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Pais 2016 teve o pior desempenho desde o início da série, em 2005. Durante a semana da data, de 08 a 14 de agosto, as vendas caíram 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior (03 a 09 de agosto de 2015). No final de semana do Dia dos Pais (12 a 14 de agosto), houve queda de 8,7% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (07 a 09 de agosto).

Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia dos Pais caíram 8,1% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 7,5% em relação ao período equivalente ao ano anterior.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda do poder de compra dos brasileiros, tendo em vista a escalada do desemprego, e a inflação ainda em patamar elevado, afetaram negativamente o movimento varejista no Dia dos Pais deste ano. Também o crédito mais caro e escasso contribuiu para o desempenho negativo desta que é primeira dada comemorativa do varejo nacional do segundo semestre.

Evolução histórica das vendas na semana do Dia dos Pais no Brasil:

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 08 a 14 de agosto de 2016 e comparadas às consultas realizadas no período de 03 de 09 de agosto de 2015; e as do período de 12 a 14 de agosto de 2016, em comparação às do período de 07 a 09 de agosto de 2015.

Você também lê esta notícia em: http://noticias.serasaexperian.com.br/.